segunda-feira, 24 de junho de 2013

Montando Uma Estamparia



Montando Uma Estamparia

Ola, hoje o Como Montar um Negocio, estará ensinando como começar uma Estamparia, um negocio bem rentável que não requer um capital muito alto para inicio, apenas muita dedicação, alguns cursos que podem ser vídeos na internet ensinando na pratica e força de vontade para aprender uma atividade que pode se tornar  muito lucrativa para você.

Tipos de Estamparia 

Existem alguns tipos de estamparia que você pode estar trabalhando, que são:

Silk screen - Que é uma técnica que eu acho trabalhosa, pois você tem que fazer telas em nylon, aplicar um tipo de emulsão, fazer uma revelação (impressão tipo negativo) para depois transferir a tinta (imagem ou texto) para o tecido, lona, madeira, plástico ou outro tipo de material, o bom e que quase todos os tipos de matérias aceita este processo.

Transfer de algodão -  Este eu aconselho, pois é um processo bastante simples em que você imprime uma imagem em uma impressora jato de tinta ou lazer em um papel transfer, e através de uma prensa térmica transfere a imagem para o tecido (algodão). O ruim é que o material basicamente usado é só o algodão. E a reclamações devido ao transfer ser uma película plástica que sem os cuidados na lavagem começa a descascar.

Transfer sublimatico - O que muita gente esta usando atualmente, usa o mesmo processo de transferência térmica, mais sua tinta que e a sublimatica em contato com o calor se evapora fazendo assim com que a imagem seja transferida para o tecido (poliéster), caneca, chinelo e outros produtos com mais eficácia, tornando o serviço mais durável e de ótimo acabamento.

Maquinários Usados na Estamparia


Impressoras - As impressoras mais usadas são a Epson  que aceitam as tintas sublimaticas e pigmentadas, e algumas da HP, sendo que a HP trabalha com jato térmico e provoca muito entupimento em suas cabeças, assim deixando-as impróprias para este serviço. As ideais mesmo são as da Epson, pois tem mais durabilidade e menos problemas.

Tintas e Papel - As tintas mais usadas são as pigmentadas e as sublimaticas, que tem melhor aderência neste tipo de material. O papel para algodão e o transfer, e o para sublimação tem o papel resinado e o papel sublimatico, mais se for para tecido eu uso o papel sufite comum A4 mesmo tem ótima aderência apesar do que dizem que não serve, eu uso ele, pois o que é transferido para o material é a tinta e não o papel.

Prensa térmica - Que tem vários modelos, para camisas, canecas, pratos e alguns outros, particularmente eu não me atento muito a marcas não, eu vou mais pela potencia da maquina e o tamanho da minha impressão se é a4 ou a3, e compro de acordo com a mesma. Mais uma com o tamanho de 38x38 esta de bom tamanho para começar sua estamparia.

Bem pessoal, este é o processo para se montar uma estamparia, vamos colocar que com +- uns R$ 2000,00 você consegue comprar todos estes maquinários(uma prensa de camisas e uma impressora a4), tintas, papeis, algumas blusas e chinelos, para começar a trabalhar,. Mais não fique triste se você não tem este dinheiro, pois você pode estar terceirizando este serviço e esta repassando aos seus clientes, tem varias estamparias que fazem um preço reduzido para  esta promovendo mais seu trabalho.  E você pode também estar mandando imprimir sua arte em um ateliê de informática  que trabalhe só com este tipo de impressão ou estamparia, comprar as camisas e simplesmente com um FERRO DE PASSAR ROUPAS  transferir a imagem para o tecido e pronto esta feito, é só entregar o serviço de seu cliente.

Bom espero que tenham gostado, até a próxima dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário